sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lobão Vital, Maria Helena Morgado e Virgínia Moura


Esta foto deve ter sido tirada no escritório que Virgínia Moura e Lobão Vital tinham na Avenida dos Aliados e em 1969 quando Maria Helena veio pela primeira vez a Portugal com o filho, depois de ter partido para Recife, acompanhando o exílio de seu marido, José Morgado. Este, juntamente com o Professor Ruy Luís Gomes, estava proibido de entrar em Portugal.

Maria da Conceição Moreira


A mãe de José morgado. Fotografia tirada em Recife, para onde foi, acompanhando o filho (único) no seu exílio de quase 15 anos.

Os professores Basílio e Mariana Morgado

O professor Basílio Morgado foi professor em Pegarinhos e foi com o Professor Basílio que José Morgado frequentou a Escola Primária. josé Morgado também quis ser professor primário mas no ano de escolha as entradas no Magistério Primário foram suspensas.

Contrato entre a Universidade do Recife e José Morgado


José Morgado esteve quase 15 anos na Universidade do Recife. Saiu, por sua iniciativa, quando em Portugal a ditadura fascista foi derrubada em 25 de Abril. O desejo manifestado várias vezes pela Universidade do Recife era para que ficasse.
O seu processo de reintegração foi boicotado pelo Ministério da Educação que tinha à frente Souto Maior Cardia, dirigente do PS, nos primeiros governos constitucionais, liderados pelo PS, tendo como 1º Ministro o Sr Mário Soares. No momento da sua reintegração, José Morgado tinha mais trabalhos de investigação publicados que o todo o departamento junto. Apesar disso, foi por uma unha negra que não foi afastado da Universidade Portuguesa pela segunda vez. Desta vez pela mão do PS, no governo, e dos fascistas do Ministério da Educação que nunca foram verdadeiramente afastados de cargos dirigentes do então Ministério da Educação.
Em determinada altura do processo ponderou voltar a ter que sair do país. felizmente não faltavam Universidades.
O boicote ao processo de reintegração de José Morgado na Universidade é muito interessante.